Nossa história

2013 foi o ano em que Guilardo resolveu lançar um desafio e de quebra impressionar a esposa taurina: produzir seu próprio pão. Sem nenhuma formação em culinária, o arquiteto aspirante a padeiro começou uma jornada entre livros e fornadas noturnas. Após pequenos desastres e tentativas frustradas, os bons resultados começaram a aparecer e os pães passaram a ser compartilhados entre amigos e familiares.

Com a paixão pela panificação cada vez mais forte e um interesse crescente por uma alimentação com consciência, o casal passou a cultivar o desejo de dividir seus pães e seu entusiasmo com cada vez mais pessoas.

Em 2017 o desejo tornou-se realidade e nasce a micropadaria Pedra & Oliva - pães feitos à mão com farinhas nacionais orgânicas e com muito carinho.

Em 2018 a micropadaria ganhou um reforço: João, irmão da Ana Paula, também se apaixonou pelos pães e iniciou o apoio na produção, entregas e feiras.

 

Atualmente, com esta equipe de três pessoas, são produzidos cerca de 60 quilos de pães por final de semana.

 

Nossos princípios

Sempre fomos entusiastas da boa comida, o que não significa somente uma comida saborosa. Acreditamos que a comida seja uma grande ferramenta de mudança. Não vendemos apenas pães – acreditamos que estamos dando nossa colaboração para transformar a rotina alimentar das pessoas, criando um novo sistema alimentar que beneficia a economia local, os pequenos produtores, os insumos frescos e de qualidade e o prazer à mesa. Já fazíamos (e ainda fazemos) este papel como consumidores conscientes, e agora temos a oportunidade de dar nossa colaboração como produtores de alimentos.

Compartilhamos com a visão da Junta Local - grupo de produtores no qual participamos com muito orgulho - de como nosso sistema alimentar se encontra:

“ O sistema alimentar é atualmente dominado por megacorporações que investem mais em comodidade, propaganda e "tecnologia" do que em ingredientes de qualidade e práticas agrícolas e culinárias que rendem não só comida mais deliciosa, mas uma relação mais justa com a terra e o produtor. Isso acontece porque a comida tem sido tratada como uma mercadoria e não como direito, identidade e como algo que nos conecta à natureza e ao nosso entorno. Cozinhamos cada vez menos e, consequentemente, continuamos sem refletir muito sobre a origem da comida e o caminho percorrido até ela chegar à nossa mesa.

O resultado é um sistema alimentar que:

  • Conta com uma concentração desigual de poder, com grandes corporações dominando o consumo na cidade e no campo;

  • É cada vez menos saudável para o ambiente e para as pessoas: para se adaptar a uma escala de produção e distribuição de amplitude global, torna-se recorrente no campo a monocultura e o uso de pesticidas e organismos geneticamente modificados e na indústria alimentar o uso excessivo de sal, açúcar e gordura no processamento da comida, além do uso de conservantes e preservantes artificiais;

  • Produz comida cada vez menos deliciosa, variada e conectada ao clima, solo, estação e tradição;

  • É cada vez menos humano, que incentiva o consumo compulsivo e individual e exacerba a desigualdade social. ”

Neste contexto, criamos a Pedra & Oliva. Nos preocupamos com a origem de cada ingrediente, privilegiando sempre insumos orgânicos e locais. O objetivo do produto final é ser o melhor em todos os aspectos: mais delicioso, mais saudável, mais durável e com o baixo impacto ambiental, além de ter um preço final justo que permita a sustentabilidade do negócio para todos os envolvidos: produtor, fornecedor e cliente.

Um simples pão pode ajudar a mudar o mundo. Venha conosco!

Nome fantasia: Pedra & Oliva - CEP 22081-031 - CNPJ: 28.371.065/0001-62

entregas de produtos 2 dias após fechamento de pedidos

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle